quinta-feira, junho 29, 2006

O Lead é uma bosta!

Todos os dias eu abro o jornal e é a mesma coisa: a porra do Lead! Não quero desmerecer esta inovação jornalística que é muito útil na velocidade em que vivemos hoje em dia (que aliás, não consigo entender o motivo de tanta pressa!), afinal ela proporciona ao leitor ter um panorama geral da notícia sem precisar lê-la por inteiro (e como no Brasil somos todos preguiçosos demais, achamos que aquela página enorme do jornal é um texto muito grande. Se não fosse o Lead ou o “Meia Hora” ou o recém lançado, “Expresso”, talvez o seu José não lesse nada!)

Mas é uma marda abrir o jornal e ler aquele texto mecânico! E é ai que eu me pergunto: Para ser jornalista precisa ser criativo com tanta técnica para se escrever? Não sou contra a técnica, pois aceito as gramaticais, mas as formais não deveriam existir!

O jornalista de verdade é um artista que sabe dar sentido e tocar as pessoas ao escrever uma notícia e não um operário do modelo fordista de produção! É, por isso que todo mundo acha que é jornalista: porque sabe escrever um lead! Quantas e quantas vezes já vi e ouvi pessoas dizendo “Ah, isso ai que você escreve qualquer um sabe fazer”. Concordo! Assim como qualquer um sabe esquentar uma comida no microondas, assim como qualquer um pode ligar um computador, assim como qualquer um pode desenhar um quadrado ou um círculo. Basta aprendera a técnica!

Saudades de meus colegas fúnebres Carlos Lacerda e até mesmo o seu arque inimigo: o Chatô! Eles não eram nem formados em jornalismo, aliás naquela época em que surgiram os chamados jornalistas de verdade, eles não eram formados em jornalismo. Eles eram, e muitos ainda o são, os jornalistas, aqueles que têm o dom, que nasceram para escrever, que fazem da informação, uma arte!

E é só por isso que eu sou fã de alguns colunistas: Jabor; Agamenon, do Casseta e Planeta; Ubaldo; Verríssimo; Zuenir; Xexéo; Pasquale; Cora Rónai; Joaquim Ferreira; entre outros. Na minha opinião eles são os jornalistas de verdade (ou os que têm esse espaço para escrever do seu estilo e não sob a técnica do lead).

***

A propósito: querida amiga gê, muito obrigada pela homenagem em seu blog! Também sou sua fã!

***

Bom... vou lá... vou ler!

Bjos a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tb faço e olha que eu não esquento comida no microondas!!! hahahahaha
Mas que ajuda, ajuda!!
uhaiuhaiuha
junda

Anônimo disse...

Miga... eh verdade o que vc disse.. concordo com issu, ate pq ate quem faz letras pensa assim... não pode ser radical na hr de escrever o importante é atingir o publico alvo e se conseguir é o começo... bjs e sucesso